segunda-feira, 20 de abril de 2009

O Que é Beleza?!?

A imagem “http://img2.timeinc.net/ew/dynamic/imgs/050822/133030__topmodel_l.jpg” contém erros e não pode ser exibida.Quando nos referimos a beleza humana, entram em jogo inúmeros fatores que normalmente não se aplicam a objetos ou eventos.

http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2007/06/45_99-FASHION%20RIO-VER%C3%83O%202008%20-%205%20013.jpgA beleza é um conceito social, e frequentemente é resultado da intersecção de diversos fatores biológicos, sociais, climáticos, ambientais e históricos.

A imagem “http://sp9.fotologs.net/photo/57/20/75/_fashionmodel_/1177196588_f.jpg” contém erros e não pode ser exibida.Nos anos 90 houve uma massificação do corpo esbelto, induzindo muitas mulheres à anorexia.

A imagem “http://www.dosomething.org/files/Images/next_top_model.jpg” contém erros e não pode ser exibida.Atualmente, tenta-se desmontar o conceito através de normas que variam entre as nações.

A imagem “http://cm-pontadelgada.azoresdigital.pt/FileControl/GaleriaMultimedia/Imagem/1063151925.jpg” contém erros e não pode ser exibida.No Brasil já existe uma lei em vigor que regulamenta o peso mínimo das modelos com relação a padrões corporais.

A imagem “http://colunas.ego.globo.com/files/85/2008/08/vogue.jpg” contém erros e não pode ser exibida.Outro critério importante para a beleza humana é a simetria.Pesquisas recentes demonstram que rostos simétricos tendem a ser considerados mais belos que os assimétricos.Além disso, mescla-se ao conceito de beleza corporal humana a sexualidade, quando a referência é o corpo físico (e não a beleza interior).Nesse caso, a presença de caracteres sexuais secundários mais marcantes elevam o nível de beleza da pessoa que os possui.

A imagem “https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFGc9Pb7NT35eQNAQpiPta0CLph9QMhWt0ItcwPOWZt9fd59Xz2ADhEW0nLe_crZv8OHQFaWnMI83E-7A-ZK1jEcnshWYYNZ65aeUj-d94XoGXxCRk8R91QT7uBdcZs4PlI7cLFjK23OE/s400/Modelos+homens+fotos.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Postado por Linneker.

O que é saúde?

Definições

http://www.eerp.usp.br/saudeambiental/saude_imagens/saude.jpgA definição de saúde implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença.Quando a Organização Mundial da Saúde foi criada, pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, havia uma preocupação em traçar uma definição positiva de saúde, que incluiria fatores como alimentação, atividade física, acesso ao sistema de saúde e etc. O "bem-estar social" da definição veio de uma preocupação com a devastação causada pela guerra, assim como de um otimismo em relação à paz mundial — a Guerra Fria ainda não tinha começado. A OMS foi ainda a primeira organização internacional de saúde a considerar-se responsável pela saúde mental, e não apenas pela saúde do corpo.A definição adotada pela OMS tem sido alvo de inúmeras críticas desde então. Definir a saúde como um estado de completo bem-estar faz com que a saúde seja algo ideal, inatingível, e assim a definição não pode ser usada como meta pelos serviços de saúde. Alguns afirmam ainda que a definição teria possibilitado uma medicalização da existência humana, assim como abusos por parte do Estado a título de promoção de saúde.

http://blogdofavre.ig.com.br/wp-content/uploads/2008/08/saude_uti.jpgPor outro lado, a definição utópica de saúde é útil como um horizonte para os serviços de saúde por estimular a priorização das ações. A definição pouco restritiva dá liberdade necessária para ações em todos os níveis da organização social.Christopher Boorse definiu em 1977 a saúde como a simples ausência de doença; pretendia apresentar uma definição "naturalista". Em 1981, Leon Kass questionou que o bem-estar mental fosse parte do campo da saúde; sua definição de saúde foi: "o bem-funcionar de um organismo como um todo", ou ainda "uma actividade do organismo vivo de acordo com suas excelências específicas." Lennart Nordenfelt definiu em 2001 a saúde como um estado físico e mental em que é possível alcançar todas as metas vitais, dadas as circunstâncias.

http://www.voluntariosemacao.org.br/files/saude.jpgAs definições acima têm seus méritos, mas provavelmente a segunda definição mais citada também é da OMS, mais especificamente do Escritório Regional Europeu: A medida em que um indivíduo ou grupo é capaz, por um lado, de realizar aspirações e satisfazer necessidades e, por outro, de lidar com o meio ambiente. A saúde é, portanto, vista como um recurso para a vida diária, não o objetivo dela; abranger os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas, é um conceito positivo.Essa visão funcional da saúde interessa muito aos profissionais de saúde pública, incluindo-se aí os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e os engenheiros sanitaristas, e de atenção primária à saúde, pois pode ser usada de forma a melhorar a eqüidade dos serviços de saúde e de saneamento básico, ou seja prover cuidados de acordo com as necessidades de cada indivíduo ou grupo.

Determinantes da saúde

http://www.limafreitas.org/portal/images/stories/clube_saude.JPGA percepção de saúde varia muito entre as diferentes culturas, assim quanto as crenças sobre o que traz ou retira a saúde. A OMS define ainda a Engenharia sanitária como sendo um conjunto de tecnologias que promovem o bem-estar físico, mental e social. Sabe-se que sem o saneamento básico (sistemas de água, de esgotos sanitários e de limpeza urbana) a saúde pública fica completamente prejudicada.A OMS reconhece ainda que a cada unidade monetária (dólar, euro, cruzado, etc.) dispendida em saneamento economiza-se cerca de quatro a cinco unidades em sistemas de saúde (postos, hospitais, tratamentos,etc.) e que cerca de 80% das doenças mundiais são causadas por falta de água potável suficiente para atender as populações.

Profissões da área da saúde

http://imagem.vilamulher.com.br/temp/novas-regras-planos-de-saude-020408.jpgO Estado republicano obriga à regulamentação das profissões consideradas indispensáveis para o bem-estar do cidadão brasileiro, através da prática assistencial responsável e segura ao ser humano. No Brasil, a regulamentação das profissões de saúde se dá através de decretos e leis somente em nível federal, envolvendo o Congresso Nacional do Brasil e o Presidente da República.As profissões regulamentadas na área da Saúde no Brasil, em ordem cronológica pela primeira lei de exercício, são:

Postado por Linneker