

No início dos anos 2000 uma revista inglesa criou a terminologia übermodel para designar especificamente o sucesso atingido pela modelo brasileira Gisele Bündchen, inédito até então. Übermodel (do alemão über = sobre, mais o termo inglês model = modelo) designa a modelo que faz mais sucesso, é a mais requisitada e conseqüentemente a mais bem paga em seu momento na indústria da moda.
Para além desses termos, há na moda a categoria New Face, que são modelos recém-engajados, que têm potencial mas poucos meses de carreira e estão se profissionalizando. Geralmente disputaram grandes competições de beleza, como o Supermodel of the World ou o Elite Model Look. Já o modelo de prova é o profissional usado por indústrias de confecção para fazer a prova do molde que será usado para a confecção em série.
Profissionalização:A profissionalização no mercado da moda está ao alcance daqueles que conseguirem destacar-se por uma beleza excepcional, junto com carisma, personalidade marcante e profissionalismo. Vencer um dos concursos de beleza do mercado e ter as características físicas procuradas no momento pelas indústrias da moda ou da publicidade facilita o ingresso — embora não garanta a permanência.Sendo assim, para se tornar um modelo, alguns pré-requisitos indispensáveis são exigidos por todas a agências sérias do mercado. Contudo, as exigências dependerão de cada segmento (moda, publicidade ou arte), visto que modelos artísticos ou de provas tendem a ter um perfil menos específico ou exigente.
- Perfil feminino ideal
- Mínimo de 1,72 m de altura
- Quadril de no máximo 90 cm
- Ter entre 14 e 25 anos para iniciar a carreira
- Corpo delgado e pernas longilíneas
- Manequim 38 (ou perto disso)
- Perfil masculino ideal
- Mínimo 1,82 m de altura
- Corpo definido (pouca porcentagem de gordura), sem ser musculoso nem forte
- Ter entre 17 e 21 anos para iniciar a carreira
- Manequim 38 (ou perto disso)
Postado por Linneker
Nenhum comentário:
Postar um comentário