Conheça os atletas brasileiros da Natação
Nado de peito, de costas, borboleta. Competição de nado livre. Tem natação para todos os gostos na Olimpíada.
Homens e mulheres disputam 16 categorias diferentes cada. As provas são de vários "tamanhos", de acordo com o estilo (borboleta, livre etc.): de 50 a 1.500 metros. Além das individuais, existem as de revezamento.
Hoje em dia, quem vê aquelas piscinas olímpicas lindonas e convidativas, com 50 metros de comprimento e temperatura controlada, nem imagina como foi a primeira prova de natação nas Olimpíadas de 1896.
Piscina? Nã-não. Em uma praia próxima a Atenas, os atletas foram levados de barco mar a dentro. A prova era de 1.200 metros de nado livre. A água estava gelada. Ganhava quem voltasse primeiro para a praia.
Treze atletas brasileiros se classificaram para Sydney, incluindo os já famosos Fernando Scherer (o Xuxa) e o Gustavo Borges.
Pode: No nado livre, vale qualquer estilo: peito, costas, borboleta, e até "cachorrinho" (talvez esse não fosse conveniente, a platéia iria cair na gargalhada). Todos preferem o crawl – aquele que mesmo os não-atletas usam – porque é comprovadamente o mais rápido.
Não pode: Quando o nadador chega no final da piscina e vai fazer a virada, não pode bater só uma das mãos na parede, tem que encostar as duas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário